Sustentabilidade

A Terramazonia Superplants incentiva diretamente comunidades ribeirinhas da Amazônia no plantio de frutas e hortaliças, garantindo a compra da produção por um preço justo e oferecendo uma opção de renda sustentável para estas populações. Uma vez que estas pessoas tenham opção de venda de seus produtos, garantindo-lhes uma alternativa econômica de sobrevivência, a degradação da mata nativa é poupada, uma vez que a maior parte da agricultura na Amazônia é realizada em áreas de várzea, naturalmente cultiváveis ou pequenas áreas com desmatamento permitido em Lei. Nós também damos preferência em adquirir produtos de cooperativas organizadas, as quais, de forma geral tem regras claras de preservação e conservação da natureza nas suas atividades e conseguem repartir de forma mais equalitária os lucros de suas operações com toda a comunidade e cooperados.

Parceria com o Instituto Mamirauá

Com o objetivo de contribuir e fomentar diretamente ações de conservação na Região Amazônica, a Terramazonia Superplants e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá celebram um termo de parceria que prevê a aplicação de parte do lucro obtido com a venda dos produtos da empresa em projetos desenvolvidos pelo instituto. Entre os principais itens do acordo, ficou estabelecido que a cada produto vendido, a Terramazonia Superplants doará R$ 1,00 (um real) ao instituto, para fortalecer iniciativas de conservação, desenvolvimento e manejo de recursos naturais conduzidas pela organização na Amazônia. Além disso, o Instituto Mamirauá e a Terramazonia Superplants concordaram em discutir a possibilidade de levar a comunidades assessoradas propostas justas para fornecimento de insumos provenientes da agricultura familiar e do manejo sustentável para os produtos da empresa.

Sobre o Instituto Mamirauá

O Instituto Mamirauá é um dos centros de excelência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável para a conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Localizado na região do Médio Solimões, Amazonas, suas ações são voltadas à criação e à consolidação de modelos de uso da biodiversidade para o desenvolvimento econômico e social de comunidades tradicionais. Entre seus territórios de atuação estão as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, que juntas somam uma área protegida de quase 3,5 milhões de hectares.

Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia e abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

A sede, em Tefé (a 522 quilômetros de Manaus), tem 4.000 m² de área construída, com salas e acervos de pesquisa, laboratórios, salas de aulas, biblioteca e outros. A organização também possui um escritório em Belém.

Projeto: Eu Reciclo

A Terramazonia Superplants é parceira do Selo eureciclo com a missão de aumentar a reciclagem de embalagens no Brasil. O papel da eureciclo é usar a tecnologia para rastrear a cadeia de reciclagem e certificar que as embalagens após o uso foram de fato recicladas, em parceria com as cooperativas e centrais de triagem privadas em todo o país. A eureciclo faz a compensação ambiental das embalagens da TERRAMAZONIA SUPERPLANTS, ou seja, destina para a reciclagem uma quantidade equivalente ao volume de material que utilizamos para produzir nossas embalagens. Essas centrais de triagem estão prestando um serviço ambiental para todo mundo, então nada mais justo do que oferecer uma remuneração justa aos envolvidos. Com esse investimento financeiro, elas conseguem aumentar sua capacidade produtiva e destinar para a reciclagem ainda mais resíduos que são gerados todos os dias.

E como vocês, consumidores, podem ajudar? A TERRAMAZONIA SUPERPLANTS está fazendo sua parte e garantindo que uma quantidade igual de embalagens está sendo reciclada de verdade. O seu papel como consumidor é ajudar a cadeia de reciclagem a continuar funcionando!

1. Separe seus resíduos: plásticos, latinhas, vidros, papéis sem gordura, isopor e embalagens cartonadas devem ser descartados no lixo reciclável. Dê uma lavadinha superficial nos materiais antes de descartar para evitar a atração de bichos, mau cheiro e a contaminação do material.

2. Informe-se sobre dias e horários da coleta seletiva no seu bairro (no site da prefeitura da sua cidade, por exemplo) e, se você não tiver acesso à coleta seletiva, procure a cooperativa mais próxima que aceite os materiais, ou então entregue os materiais em PEVs (pontos de entrega voluntária), que podem ser encontrados em supermercados.